XX OBA e XI MOBFOG 2017


A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela. Veja todos os detalhes no regulamento da OBA 2017 e veja também detalhes sobre a MOBFOG no regulamento da MOBFOG 2017.
Para participar da 20ª OBA e ou da 11ª MOBFOG basta preencher a mesma ficha de cadastro que está disponível no link Cadastro de Escolas. Ao se cadastrar a Escola passa a receber informações sobre OBA e MOBFOG. Para saber se sua Escola (ou qualquer outra) já está cadastrada na OBA/MOBFOG, favor consultar o link Escolas Participantes.
A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma prova no dia 19/05/17, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. Em hipótese alguma a Escola pode fazer a prova em dia diferente deste.
A MOBFOG também tem uma única fase, ocorre na própria Escola e pode ser realizada ATÉ o dia 19/05/17 e consiste no lançamento de foguetes de quatro tipos diferentes, conforme o nível do aluno.
Veja a definição de “níveis” no regulamento da OBA ou no regulamento da MOBFOGTodos os resultados das OBAs e MOBFOGs anteriores podem ser vistos no link Histórico. Para que sua Escola não perca a oportunidade de participar de outras Olimpíadas de conhecimento veja as suas datas de realizações no link Calendário.
Anualmente organizamos em parceria com Secretarias Municipais e ou Estaduais de Educação cerca de meia dúzia de Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREA). Veja como organizar um EREA em nossa página dos EREAs.

Também visando a capacitação de professores e motivação de alunos estamos disponibilizando o Planetário Digital Itinerante da OBA. Detalhadas informações sobre o mesmo estão no site do projeto “
Oba de olho no céu”.
Recomendamos a visita ao nosso setor de Downloads e de Vídeos, pois estamos continuamente disponibilizando materiais de interesse dos professores. Toda correspondência enviada via Correios ou via Emails estão disponíveis no link Downloads de 2017.
 
VEJA AQUI as Datas Importantes da XX OBA e da XI MOBFOG 2017

Caso não possua o Adobe Reader, o FoxIt ou nenhum leitor de PDF, resumimos abaixo as datas mais importantes encontradas no arquivo acima disponível para visualização.

RESUMO DAS DATAS IMPORTANTES DA XX OBA E DA XI MOBFOG DE 2017
  
19/03 Data final para atualizar a ficha de cadastro na extranet e recebermos cadastros de novas escolas.           
19/04 Data inicial para baixar os originais das provas da OBA em www.oba.org.br/extranet.
18/05 Data limite para fazer as atividades práticas de Astronomia.
18/05 Data limite para relacionar os alunos que farão as provas da OBA e tirar cópias das provas.
19/05 Data limite para lançar os foguetes da 11ª MOBFOG.
19/05 Dia de aplicação das provas da 20ª OBA – NÃO PODE SER EM NENHUM OUTRO DIA POR NENHUM MOTIVO.
20/05 Data de publicação dos gabaritos da 20ª OBA na home page www.oba.org.br.
14/06Data final para a Região Sul digitar os nomes dos alunos participantes da OBA e da MOBFOG na extranet.
15/06 Data final para o Centro Oeste digitar os nomes dos alunos participantes da OBA e da MOBFOG na extranet.
16/06 Data final para a Região Nordeste digitar os nomes dos alunos participantes da OBA e da MOBFOG na extranet.
17/06 Data final para a Região Norte digitar os nomes dos alunos participantes da OBA e da MOBFOG na extranet.
18/06 Data final para a “Região Sudeste” digitar os nomes dos alunos participantes da OBA e da MOBFOG na extranet.
19/06 Data final para o Estado de São Paulo digitar os nomes dos alunos participantes da OBA e da MOBFOG na extranet.
19/07 Data limite para a Secretaria da OBA enviar as listas de nomes de alunos e colaboradores para a conferência final de dados, bem como o boleto bancário para rateio das postagens dos pacotes de certificados.
19/08 Data limite para as escolas corrigirem os nomes dos participantes e dos colaboradores da OBA e MOBFOG.
19/08 Data limite para pagamento do boleto do rateio das postagens dos pacotes contendo os certificados, eventuais medalhas e demais brindes.  
19/09 Divulgação na extranet e na página da OBA os nomes dos alunos que ganharam medalhas na OBA e na MOBFOG.
19/10 Início das postagens dos pacotes contendo os certificados, eventuais medalhas e demais brindes das Escolas que pagaram os boletos de rateio das postagens. Por falta de verbas não temos como fazer a postagem dos pacotes de escolas que não pagarem os boletos de rateio das postagens.
Nov / Dez Entrega pelas Escolas dos certificados e eventuais medalhas aos seus alunos, numa pomposa cerimônia com a presença de todas as autoridades locais, rádio, TV, jornais, Prefeito e Secretário da Educação.

Nov / Dez Postagem das fotos dos alunos recebendo certificados, etc, na “Galeria de Fotos” da página da OBA (www.oba.org.br/extranet).

Nenhum comentário:

Postar um comentário